• Rodolfo Oliveira

A verdadeira mentalidade do Representante Comercial Autônomo

Todos sabemos que, por conta da crise, o desemprego atingiu níveis assustadores. No mundo de vendas (que não foi diferente), vejo muitos profissionais escolhendo a representação comercial de produtos como forma de se manter no mercado e gerar receita. E isso é formidável! Tratam-se de pessoas que resolvem moldar a sua própria realidade e escolhem não esperar um novo emprego surgir.

Só que muitos cometem o erro clássico do representante comercial: NÃO SE COMPORTAR COMO EMPRESÁRIO! Vejo muitos tratando essa excelente oportunidade como um "lugar para esperar a chuva passar" e não enxergam a oportunidade de aprendizado que esse trabalho pode gerar. Que oportunidades? De aprender a gerenciar custos (afinal tudo é com você: promotores, demonstradoras, investimentos nos clientes, combustível, o salário de alguém que te ajuda nas atividades e etc), de gerenciar tempo entre as várias atividades que surgem (afinal quase tudo que precisa ser feito, além das vendas, é você quem tem que resolver), de criar e gerenciar metas, de analisar desempenho, de construir planos de ação, de montar orçamento para que sua atividade gere lucro e etc. Não quero tratar aqui sobre escolhas e intenções. Se um profissional aceita uma representação temporariamente apenas para se manter tudo bem. Não julgo. O que estou querendo dizer é: jogue o jogo de gente grande! Não enxergue uma representação como muitos profissionais de diversas áreas enxergam o Uber (nada contra). Ou seja, como algo passageiro. Trate a sua representação como uma empresa mesmo que você trabalhe como representante por pouco tempo. Saiba quais são os seus valores, molde seu negócio baseado nesses valores e trace metas de crescimento, visão e missão. Saiba quais atividades você deve cumprir e gerencie todas elas. O mínimo que vai acontecer é você adquirir uma grande experiência que pode ser um diferencial no momento de uma entrevista. Você vai ter história para contar. Sem contar que a sua representação pode dar muito certo e você se descobrir como empresário.

E mais: pratique a gratidão! Seja grato por ter experiência e competência suficientes para que uma indústria escolha você para representá-la. Seja grato pela oportunidade de vivenciar uma nova curva de aprendizado que vai te levar mais além.

Desejo de coração todo sucesso do mundo a todos vocês!

Bons negócios sempre!


6 visualizações
 

©2019 by Rodolfo Oliveira