• Rodolfo Oliveira

Por que Missão, Visão e Valores são definições tão importantes para um negócio de sucesso?

Tenho certeza que você já deu de cara com uma placa pendurada na parede de alguma empresa por aí, ou mesmo na sua empresa.



Mas, será que você sabe a real importância dessas três palavras para o seu negócio?


Missão, Visão e Valores são três fatores fundamentais para a elaboração de um Planejamento Estratégico e, mais do que isso: estas definições são importantes pois servem como direcionadores para todas as decisões a serem tomadas pelos gestores no dia a dia.


Elas servirão como base para definição de comportamentos, e devem deixar muito claro qual o caminho a ser seguido, e onde a empresa pretende chegar.


Neste artigo, vamos te ajudar a entender melhor a importância de cada um desses conceitos e mostrar alguns exemplos que podem servir como base para a elaboração destes pilares para a sua empresa. Saiba a importância da definição de missão, visão e valores de uma empresa:

MISSÃO:

A missão é a grande razão da empresa existir, é o grande propósito pelo qual diariamente se trabalha na busca por resultados. E isso deve ser a identidade da empresa, onde ela deve esclarecer para todos qual o seu negócio, sendo concisa e objetiva. A definição da missão de uma empresa é um grande exercício de aprendizado e autoavaliação. Mesmo que você não entenda muito uma empresa lendo a sua missão, mas certamente aprenderá muito ao construí-la.


Para definir a missão da sua empresa você precisa responder a uma pergunta fundamental: PARA QUE EXISTIMOS?


Mesmo sendo uma questão que se distancie das atividades diárias, é ela que dá sentido às ações do dia a dia. Toda e qualquer decisão estratégica tomada pelos gestores, deve estar alinhada com essa missão. E é com esse nível de maturidade que os gestores aprendem a dizer “não” para falsas oportunidades, pois não estão alinhadas com o seu propósito.


Exemplos de missão:


Google: É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.


McDonald’s: Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.


Avon: Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e autorrealização das mulheres no mundo todo.

Nestlé: Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.

VISÃO:

Ter uma visão é importante para se saber ONDE (e se possível quando) se quer chegar. Nem sempre essa visão é algo formalizado para os funcionários, mesmo quando o gestor tem isso na sua cabeça.


Essa visão deve mostrar onde a empresa deseja chegar e o que deseja se tornar. Sua visão deverá, ao mesmo tempo SER o sonho dos seus sócios e funcionários, ou seja, eles devem acreditar e desejar aquilo que você contempla. Ao mesmo tempo em essa visão deve também contemplar os sonhos dos envolvidos. O ideal é que essa definição seja construída com a participação de todos os colaboradores, buscando externar um sonho também definido por eles. Esse sonho deverá ser inspirador, alcançável, objetivo e com prazo para acontecer.


A importância disso tudo é que a visão é o primeiro passo para a construção de todo o planejamento estratégico da sua empresa. Pois você só poderá dar a partida no seu negócio quando souber aonde quer chegar e, com isso, compreenderá o que precisa para atingir esse objetivo final.


De forma prática, após a definição da sua visão, você deve criar o seu planejamento contemplando todas estratégias para definir as metas “MACRO” da sua empresa, em seguida criam-se as metas anuais, mensais, semanais e diárias. Tudo isso para que a cada instante, todos os dias, se saiba o que fazer e PORQUE fazer determinadas atividades.

Exemplos de visão:


Arcor: Ser a empresa nº 1 de guloseimas e biscoitos da América Latina e consolidar a participação no mercado internacional.


Seara: Ser reconhecida como uma empresa de excelência no mercado brasileiro e internacional, por processar e comercializar produtos de alta qualidade, em todos os seus segmentos e marcas comerciais, e continuando a se expandir no mercado em que atua no Brasil e no Exterior, com o compromisso de aperfeiçoamento contínuo de seus produtos e com o desenvolvimento sustentável e rentabilidade nos seus negócios.


Mercedes Benz: Nosso objetivo é ser referência como empresa produtora e fornecedora brasileira dos melhores veículos comerciais, agregados, automóveis, componentes e serviços. Buscamos atender às necessidades e expectativas dos nossos clientes e criar valor para nossos acionistas e demais públicos com os quais nos relacionamos.

VALORES:

São os princípios que regem todo o código de conduta da empresa. Tanto no mercado em que atua, quanto no comportamento de sócios e colaboradores. É importante diferenciar os conceitos de valores e crenças. Crença é aquilo que você acredita ser verdade, certo, justo ou bom. Já um valor, é uma crença na qual você age, em outras palavras, está ligada aos comportamentos e atitudes tomadas no dia a dia.


Todos, sem exceção, devem seguir os valores da organização. O ideal, é que a empresa deva construir de 5 a 6 valores, que após a sua conclusão, devam ser seguidos e exigidos que sejam cumpridos religiosamente. É primordial que todos seguiam esses valores, construindo a sua identidade, e fazendo com que a empresa seja reconhecida por seus valores e comportamentos.


Tudo isso ajuda também no momento do recrutamento de funcionários. Os valores do candidato devem estar alinhados com os da empresa para que não haja divergências, ocasionando erros de contratação e prejuízos com demissão. E um processo de recrutamento bem estruturado consegue identificar essas questões, e alinhadas com a análise de perfil comportamental ideal para o cargo, as chances de se contratar a pessoa certa aumentam.


Para serem seguidos, os valores devem obedecer aos seguintes critérios:

Serem claros e objetivos, permitindo a compreensão de todos;

Serem públicos para toda a organização, clientes e sociedade;

Serem obrigatórios, todos os sócios e colaboradores devem seguir à risca.


Veja alguns exemplos de valores:

Satisfação do cliente: Ele é a razão da existência de qualquer negócio.

Valorização e respeito às pessoas: São as pessoas o grande diferencial que torna tudo possível.

Atuar como parte integrante da empresa: Juntos nossa marca fica muito mais forte.

Responsabilidade social: É a única forma de crescer em uma sociedade mais justa.


Respeito ao Meio Ambiente: É isso que nos dá a perspectiva do amanhã.


o que podemos destacar no final deste texto é a importância de, ao criar Missão, Visão e Valores de uma empresa, precisamos de fato vivê-los e lembrá-los todos os dias.


Se um tema tão importante quanto este ficar apenas no papel, fatores críticos de sucesso serão impactados, como os processos, a produtividade, o engajamento, a comunicação e, consequentemente, os resultados que sua empresa alcançará.


Gostou das dicas sobre missão, visão e valores? Como você aplica esses conceitos em sua vida e no seu trabalho? Deixe um comentário.

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