• Rodolfo Oliveira

Não adianta resistir! O seu jeito de trabalhar nunca mais será o mesmo.

O Covid-19 mudou o mundo! Todos sabem disso, mas poucos realmente percebem o quanto!

Não me refiro somente às questões de saúde, higiene, prevenção e etc.

Me refiro às relações trabalhistas. É inegável que, mesmo com a pandemia, mais do que nunca precisamos continuar produtivos para fazer a economia girar e não permitir que ela entre em colapso. Mas fazer isso estando confinado é desafiador! Por mais que o home office esteja bem difundido e que cada vez mais tenhamos mais profissionais com esse estilo de trabalho, a verdade é que a grande maioria ainda trabalha no formato tradicional. Me arrisco a dizer que devido a vários motivos, como: o modo de atendimento ao cliente, ao modo de consumo, ao apego das empresas em ‘estar de olho’ nos funcionários e etc. Tudo bem… essa mudança é algo gradual e natural. Bem, ‘natural’ até haver uma necessidade urgente de se proteger! Como o que estamos vivendo agora.

Estamos tendo a necessidade de aprender um novo modo de produzir quase que à força. E quando tudo isso passar, o aprendizado ficará. Empresas que resistem em adotar modos mais modernos de produtividade, vão perceber que é possível trabalhar com flexibilidade, remotamente, e mesmo assim, produzir resultados palpáveis.

Empresas e funcionários precisarão praticar o desapego no que se refere ao modo tradicional de trabalho.

A grande lição é:

Precisamos focar mais na produtividade ao invés do cumprimento da jornada;

Precisamos confiar nos funcionários;

Os funcionários deverão aprender a serem gestores do próprio tempo;

Altos rendimentos vem do uso inteligente do tempo e não do grande volume de entregas (o que não garante qualidade);

Quem não desenvolver essa habilidade e a consciência, vai ficar para trás.

Pense bem… se essa pandemia tivesse ocorrido há uns 20 anos atrás, não teríamos o avanço tecnológico que temos hoje e que nos permite produzir, e a situação seria muito pior. Então eu pergunto: o que você tem feito para ser mais produtivo?

Saúde e sucesso para todos nós!

Bons negócios!


18 visualizações
 

©2019 by Rodolfo Oliveira