• Rodolfo Oliveira

Seu plano de ação deu errado! E agora?

Sabemos que se um plano de ação bem montado pode fazê-lo chegar à meta. Mas, com todo respeito, se você não atingiu a meta é porque o seu plano foi insuficiente. Em outras palavras, a informação usada para a construção do plano foi insuficiente. Segundo Falconi, “melhorar é atingir metas e atingir metas é resolver problemas”. É vital aprofundarmos a nossa capacidade de planejar! Com isso, trago agora o conceito de PDCA: ferramenta de gestão que promove a melhoria contínua em quatro passos: planejamento (plan), ação (do), checar (check) e agir (act). Observe: no “P”, ao receber uma meta, crie um item de controle, LEVANTE INFORMAÇÕES (fatos e dados! Nada de “achismos”), analise o problema (shake-down - as causas do problema) e crie contramedidas sobre as causas - no “D”, você e seu time executam o que foi definido - no “C” você verifica se o plano está dando resultado (faça isso constantemente, não só quando o mês/ano acabar), se seu plano não estiver funcionando, volte para o “P” e aprofunde a análise das causas refazendo o seu plano. No “A”, se seu plano deu certo, PADRONIZE. Repasse as boas práticas e conclua. Lembre-se: PROBLEMA é resultado indesejado! No momento da construção do seu PDCA, saiba diferenciar ‘problema’ de ‘não problema’. Se alguém disser: ‘temos poucos caminhões para as entregas’, você pergunta: ‘é nosso objetivo ter muitos caminhões?’. N O! Seu objetivo é bater meta! Nesse caso, ‘atraso nas entregas’ seria um problema, cuja causa seria uma frota pequena. Saiba identificar a diferença e agir sobre os reais problemas. Bons negócios!



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©2019 by Rodolfo Oliveira